Incidentes de vazamento de dados em 2024 já são mais que o dobro dos últimos três anos
- dschionatto3
- 31 de jul. de 2024
- 1 min de leitura

Casos recentes incluem o vazamento de informações do Conecte SUS e o furto de dados de servidores públicos, usados para desviar R$ 15 milhões do Siafi. Dados sobre ataques cibernéticos, compilados pelo CTIR Gov ligado ao GSI, mostram que em julho um ataque hacker atingiu plataformas de nove ministérios e dois órgãos federais. A maioria dos dados vazados são credenciais de sistemas dos três poderes e infraestruturas críticas, o aumento nos registros é atribuído a parcerias do CTIR Gov com fóruns internacionais e países como a Índia, embora ainda haja subnotificação.
A ampliação das trocas de informações aumentou os registros de vazamento de dados, e a tendência é de crescimento. A solução é melhorar a cibersegurança e as proteções nos órgãos públicos. Os investimentos em digitalização de serviços no Brasil não foram acompanhados por melhorias na governança de dados, aumentando as oportunidades para cibercriminosos.
Muitos vazamentos ocorrem devido a golpes de phishing. O GSI tem promovido workshops e cursos para alertar servidores e equipes de tecnologia do governo. No final do ano passado, o presidente assinou um decreto instituindo a Política Nacional de Cibersegurança e criando um comitê para elaborar uma estratégia nacional, definir parâmetros de atuação internacional e propor a criação de um órgão para governança da cibersegurança nacional. Medidas essenciais incluem backups regulares, auditorias, testes de penetração e educação dos colaboradores sobre comportamentos seguros na internet.
A WDJ Tech auxilia sua empresa na implementação de medidas essenciais de cibersegurança. Entre em contato conosco para conhecer melhor nossas soluções e agendar uma demonstração!
.png)



Comentários